JRdoPT mobiliza exigindo testagem em massa e condições seguras para o retorno às aulas em São Leopoldo (RS)

A volta às aulas presenciais para escolas estaduais no Rio Grande do Sul teve seu retorno oficialmente permitido nesta terça-feira (13/10). Durante as últimas semanas houveram diversas mobilizações no estado, onde estudantes, professores, funcionários, pais e responsáveis colocaram-se exigindo condições seguras e testagem para voltarem às aulas, e que no atual cenário, onde isso não está sendo garantido, o retorno colocaria a vida de milhares em risco, e não poderia acontecer. A realidade das escolas gaúchas é a de falta de EPI’s, e não garantia de cumprimento das medidas de segurança relativas ao novo coronavírus.

Em São Leopoldo, no dia 09/10 (sexta-feira) a JRdoPT esteve presente em uma reunião com o Secretário da Educação do município, Ricardo Fernandes da Luz, juntamente com representações de estudantes, professores e pais. O encontro teve como objetivo cobrar iniciativas da prefeitura que exigissem segurança, EPI’s e testagem para o retorno às aulas, que é imposta pelo governo de Eduardo Leite (PSDB).

Mais tarde, no mesmo dia, a JRdoPT participou de um ato convocado pelo Grêmio Estudantil Raul Seixas (GERAS) da E.E.E.M Olindo Flores da Silva, com representações da comunidade escolar de diversas escolas estaduais de São Leopoldo. A mobilização promoveu o diálogo entre os presentes e teve como objetivo expressar o desejo de um retorno apenas com garantia de proteção, pedindo ao prefeito Ari Vanazzi (PT) que assine um decreto que só permita que o retorno aconteça uma vez que essas condições sejam garantidas, como tem acontecido em outros municípios do RS, por exemplo Sapucaia do Sul e Viamão. A vereadora e candidata Ana Affonso (PT), também esteve presente apoiando e dando atenção às causas da educação de São Leopoldo.

Continuaremos nos mobilizando colocando a exigência de testes de coronavírus para todos, EPI’s, garantia de merenda e de condições seguras para que o retorno aconteça. O governo quer jogar a responsabilidade nos estudantes, dizendo que estes não querem voltar à estudar, pois nós dizemos que é exatamente o contrário, queremos voltar às aulas, estudar e ter educação de qualidade e quem não quer nos garantir isso é o governo, que impõe uma volta de qualquer jeito, nos colocando em risco.

Participe das nossas reuniões amplas de núcleo, iniciativas e mobilizações, organize-se conosco.


Rodrigo Teles, JRdoPT de São Leopoldo (RS)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome