Ato por Justiça para Beto em várias cidades. JRdoPT esteve presente!

Beto, o João Alberto Silveira Freitas, foi mais uma vítima do racismo que lhe tirou a vida, no Carrefour de Porto Alegre. O fato ocorreu um dia antes da data em que é celebrada o Dia da Consciência Negra. E além deste, tivemos também o caso da primeira vereadora negra de Joinville, eleita pelo PT, Ana Lúcia Martins, que, logo após a vitória, fora ameaçada de morte, o que também é gravíssimo! 

Na semana da Consciência Negra, além de se lembrar da luta de Zumbi dos Palmares, também se fez necessário lutar para que casos como estes não mais sejam comuns!

Desse modo que algumas manifestações que já estavam marcadas para este dia 20, ao saberem do caso de Beto, decidiram intensificar e fortalecer os atos. Em outros locais, como Porto Alegre e São Paulo, sem perder tempo atos foram marcado para não deixar mais este caso de racismo passar como se não fosse nada. 

A JRdoPT esteve presente em alguns estados. Veja: 


Rio Grande do Sul

Em Porto Alegre, realizado no próprio dia 20, no local onde Beto foi assassinado, o ato, organizado por entidades e coletivos do movimento negro da cidade e impulsionado pela CUT, UNE, Ubes, contou com a presença de de diversas organizações de juventude, tendo aproximadamente 5 mil pessoas, das quais muitos jovens e moradores da periferia. Além isso vários vereadores, várias personalidades estiveram na manifestação, como Manuela D’Ávila (PCdoB) e Miguel Rosseto (PT), candidata à prefeitura e seu vice. É fato que este crime chocou a todos, o que fica claro nas falas que pediam Justiça para João Alberto, e é exatamente por estarem cansados de casos como esse serem cotidianos que os jovens que, como George Floyd, não conseguem respirar sob este sistema racista, é que buscam se manifestar almejando mudança!


Já no dia seguinte foi Caxias do Sul que se manifestou exigindo Justiça para João Alberto no ato Vidas Negras Importam


Distrito Federal

No Distrito Federal o ato foi organizado pela Frente Distrital Pelo Desencarceramento na Praça Zumbi dos Palmares e aconteceu no Conic. Os militantes da JRdoPT foram com a faixa Vidas Negras Importam em que também pedem o Fim do Governo Bolsonaro. O companheiro Dino fez uma fala em que denuncia estas instituições que tem seu modo de funcionar executando pessoas como Agatha, Beto e muitos outros.


Bahia

Em Cruz das Almas, com cartazes pelo Fim do Genocidio Contra Juventude Negra, onde se elenca algumas reivindicações concretas – como teste de covid-19, mais empregos para juventude, mais bolsa estudantil – foi realizado atividade neste dia organizado como Dia Nacional de Colagem de cartazes.


Minas Gerais

Em Juiz de Fora, em frente o Carrefour, o ato foi convocado por alguns partidos e organizações de juventude, dentre eles a Juventude Revolução. Com uns 50 participantes o ato pôde dialogar com os clientes e funcionários onde, com a fala de companheiros e nossos pirulitos pelo Fim do Genocidio da Juventude Negra, ligando à questões concretas, pudemos dar nosso recado.


Santa Catarina

Em Florianópolis a manifestação contra o racismo foi realizada depois, não só da morte de Beto, mas também depois da morte de um jovem negro de 12 anos em um tiroteio no morro da Costeira. Se concentrando na Praça da Bandeira seguiu até o Morro do Mocotó. Pelos vídeos se pode ouvir os manifestantes ao grito de “o povo negro é revolução”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome