Entrevista com estudantes da UGB de Volta Redonda: Queremos EAD?

O Centro Universitário Geraldo di Biase, assim como diversas faculdades e universidades privadas do Brasil, aponta para o EaD, como a saída para o impasse que a quarentena do COVID-19 causou. Soltamos uma nota nos posicionando a favor da preservação da nossa saúde, da manutenção da qualidade do nosso ensino, da adequação das mensalidades ao novo regime de estudo proposto, e do caráter suplementar e não obrigatório do EaD. 
Confira a nota na íntegra em >>> http://juventuderevolucao.com.br/sem-prejudicar-o-nosso-ensino-queremos-educacao-de-qualidade <<<


Pois no dia 20/03, a UGB postou em seu Instagram um esquema explicativo, sobre as medidas que seriam tomadas pela instituição, e logo recebeu uma enxurrada de críticas ao EAD e uma série de questionamentos sobre as mensalidades.

Procuramos alguns alunos que toparam conversar sobre essas e outras questões. O primeiro deles chama-se Gabriel e é estudante do curso de História:
JR: Você concorda com a suspensão das aulas\ até que a pandemia seja controlada?

G: – Com a suspensão até o virus ser controlado? Eu concordo, é só olhar o exemplo triste da Itália.

JR: – E quanto à proposta de EaD, você concorda que as mensalidades também devem se adequar a esse regime? 

G: Com toda certeza! Pagamos por um curso presencial, não pagamos por curso EaD. Se isso acontecer mesmo, é justo que as mensalidades sejam reduzidas para aqueles que continuaram. 

JR: Como bem sabemos, a pandemia trouxe várias dificuldades. São tempos de dificuldade financeira onde a conta da internet pode ser um item supérfluo em comparação à outras coisas no final do mês. Muitos alunos não conseguem estudar à distância, por isso nós achamos que o conteúdo passado por EaD não pode ser obrigatório. O que você acha?


G: Vocês tocaram em um motivo forte, nem todos tem acesso direto à internet, isso pode prejudicar muita gente, nem todos terão acesso a todas as aulas […] Tem gente que tem dificuldade de estudar em EaD. Eu sou uma dessas pessoas! Eu tenho acesso a internet, beleza, mas infelizmente eu tenho dificuldade. Preciso de um professor me acompanhando. Esse negócio de EaD pra mim não vai dar certo! Eu estou pensando seriamente, caso se torne EaD até o final do ano, em trancar e voltar ano que vem.

Outra aluna do primeiro período de Psicologia – que optou por não se identificar – relatou que na turma dela, vários já ameaçam trancar a matrícula caso o EaD se torne realidade. O Liniker, estudante de Letras, ao comentarmos sobre a mensalidade afirmou energicamente: “Isso se tem que ser visto mesmo, a mensalidade de instituições que trabalham com EaD são bem mais baratas!”

Estamos na luta ao lado desses e de todos os outros estudantes, para cobrar medidas que garantam a qualidade do nosso ensino, e que de forma alguma possam nos prejudicar. Estamos propondo uma reunião no dia 08/04 às 19h00 via hangouts. Convidamos todos os alunos que queiram discutir, à se juntarem conosco nessa reunião para que possamos juntos apresentar propostas práticas, esclarecer dúvidas e discutirmos a motivação do nosso posicionamento.

Núcleo de Volta Redonda da JRdoPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome