O ministro da educação, Abraham Weintraub, nessa segunda-feira (20) nomeou um interventor para os Institutos Federais de Santa Catarina e do Rio Grande do Norte, passando por cima da vontade das comunidades acadêmicas que elegeram democraticamente seus reitores.
Os interventores nomeados, sequer disputaram as eleições. A decisão de Weintraub representa mais um ataque à democracia e à autonomia dos Institutos Federais. Alinhado com Olavo de Carvalho e um projeto obscurantista, o Ministro da Educação, desde que assumiu o cargo, vem perseguindo Universidades e Institutos Federais, com o projeto Future-se, fazendo cortes no orçamento, atacando a autonomia e o direito da comunidade de decidir. O governo autoritário de Bolsonaro quer perseguir estudantes, impor seu projeto de destruição da educação e calar a nossa voz! Não conseguirão!
Nós, estudantes dos Institutos Federais de Santa Catarina não podemos permitir mais ataques à nossa democracia interna. Por isso é hora de retomarmos a campanha #TiraAMãoDoMeuIF relançada pela UBES, e nos mobilizar, dizendo à esse governo que no nosso IF ele não mexe!
– Titi, estudante do IFSC Lages; Thainá, estudante do IFSC Florianópolis; Renata, estudante do IFSC Joinville.