Em defesa da Companhia Energética de Brasília pública!

Nessa quarta (14/10), a Juventude Revolução do PT esteve presente no ato em defesa da CEB Pública em frente à Câmara Legislativa e, também, em frente ao Palácio do Buriti. Os trabalhadores da Companhia Energética de Brasília (CEB), junto com outros sindicatos, como o dos professores, dos correios, dos servidores públicos, etc., se manifestaram contra a decisão do governador Ibaneis de vender a Companhia para empresas. Os policiais não permitiram carro de som, mesmo com a autorização do líder da Câmara, mas isso não impediu os gritos dos trabalhadores “não à privatização!”. 

Essa privatização vai atingir brutalmente o bolso das famílias. Sabemos que a energia elétrica é necessária para as atividades básicas do nosso dia a dia, e é, especialmente, importante agora para a juventude nesse período em que as atividades nas escolas e nas universidades demandam do acesso à internet. E agora o governo do Distrito Federal quer colocar a população no escuro! É certo que com essa privatização haverá aumento das tarifas, em que as pessoas em situação de vulnerabilidade serão as mais prejudicadas!

Além da precarização do serviço, estaremos sob constante risco de apagão. Como vimos no Goiás, após a privatização, o Estado vive com frequentes quedas de energia. Em 2018, os goianos ficaram em média de 27 horas sem energia elétrica. Ainda pegando exemplo de Goiás, vizinho do DF, a tarifa ficou 30% mais cara. Em outros estados que houve a privatização a tarifa também aumentou, como no Acre, em Alagoas e no Piauí. 

Privatizar a CEB é um crime! Irá prejudicar escolas, hospitais, universidades, várias instituições públicas. Ibaneis aliado com a política de Bolsonaro precariza os serviços públicos, prejudicando toda a população!

Os Correios e os trabalhadores da CEB mostram o caminho. A hora é de lutar e ocupar as ruas contra esse retrocesso, em defesa dos serviços públicos! Defender a CEB Pública é defender a população do DF! 

Amanda Leal – Conselho Nacional da JRdoPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome