1 – Como foi o processo de aprovação do ensino remoto para as atividades letivas?
A Universidade do Estado de Santa Catarina suspendeu as suas aulas de acordo com o decreto do Governo do Estado em 17/03. Em 31/03, foi designado um grupo de trabalho para discutir sobre as questões do ensino remoto. Desde o início, o diálogo com esse grupo foi complicado. O Conselho de Entidades de Base decidiu ser contra o ensino remoto, divulgando nota oficial. O nosso Diretório Central, porém, não acatou a decisão e lançou uma posição dizendo que não seria a favor ou contra o EAD, até que o grupo de trabalho formado divulgasse seus resultados. ou seja, o próprio DCE não respeitou a decisão do CEB.
Enquanto isso, o Movimento Estudantil pressiona a reitoria para que um auxílio estudantil aconteça, pois diversos estudantes estão sem o Restaurante Universitário.
Em 02 de Junho, sem passar pelo CONSUNI e sem respeitar a decisão do CEB e do ME, o reitor Dilmar Baretta assina o canetaço do ad referendum na resolução 032/2020 que aprova o ensino remoto na UDESC, sem discuti-lo com a comunidade acadêmica.
2 – As aulas estão acontecendo em que condições? A universidade tem oferecido a estrutura necessária? Os conteúdo foram adequados corretamente? Os professores estão treinados para essa modalidade?
Em 22/07, completamos um mês de aulas remotas. Elas ocorrem por diversas plataformas, (Moodle, Teams, Big Blue Botton) o que no início provocou uma grande confusão entre os estudantes. Sem falar que aqueles que não possuem os equipamentos necessários ou a internet estão sendo prejudicados. A Universidade ofereceu um auxílio digital de 80 reais, o que sabemos que não cobre nem um plano de internet qualificado atualmente. A quantidade de trabalhos, atividades e fichamentos não apresentou uma mudança relativa. As provas serão feitas de maneira online. Os professores agora estão se acostumando, mas eles também enfrentaram muitas dificuldades para se adaptar.
3 – Em relação ao acesso, todos tem conseguido acompanhar as aulas?
Muitos estudantes não conseguem acompanhar as aulas por não possuírem a estrutura para estudar em casa, como notebook, computador, wifi, dentre outros, e sem poder utilizar a biblioteca universitária; alguns estudantes tiveram o requerimento dos computadores da Universidade negados.
4 – Como os estudantes e entidades tem reagido a implementação do ensino remoto?
Os estudantes do movimento estudantil de oposição se esforçaram desde o início para que o ensino remoto não fosse aplicado. Dentre milhares de reuniões, campanhas e manifestações virtuais, abaixo-assinado (um deles tendo mais de 3 mil assinaturas contra a aplicação do ensino remoto), e também greves organizadas por centros acadêmicos. Desde o início do ensino remoto, diversos cursos estão paralisados, como Artes Visuais, Música, Teatro e Moda, todos do CEART. O Cefid também realizou duas semanas de paralisação. Campanhas por meio do Instagram contra o canetaço também foram organizadas, como a feita pelo Centro Acadêmico Augusto Boal.
Ana Beatriz Quinto
Estudante de ADM Pública UDESC
Diretora Centro Acadêmico Cinco de Julho