Estudantes em Sarandi/PR denunciam falta de estrutura na escola

Estudantes do colégio Panorama de Sarandi (PR) fizeram um vídeo para a disciplina de Artes que repercutiu enormemente nas redes sociais. O vídeo bem-humorado direcionado ao governador do Paraná Ratinho Júnior (PSD) denuncia a falta de infraestrutura da escola.

Banheiros sem papel, porta e espelhos. Goteiras e poças de água enormes. Falta de uma quadra de esportes de qualidade, levando os estudantes a se exercitarem na rua. Falta de professores, paredes descascadas e outros problemas ficaram escancarados. Na legenda do vídeo no TikTok um pedido: queremos reforma!

Qual foi a primeira reação do estado do Paraná? Enviar ao colégio seus representantes, a partir do Núcleo Regional de Educação de Maringá, para intimidar os estudantes. Sem autorização dos pais, estudantes foram convocados pelo Núcleo sob o pretexto mentiroso de discutir problemas de frequência e baixo rendimento escolar, para serem interrogados sobre o vídeo. Um estudante teve um ataque epilético causado pela pressão psicológica do Núcleo, sendo que nunca havia tido crises na escola antes, e teve que ser levado ao hospital.

A intimidação do governo estadual gerou tanta revolta na comunidade que o caso foi parar em emissoras de TV, discursos de parlamentares e notas de solidariedade à comunidade do colégio por partidos e organizações populares. Acima de tudo, gerou a convocação de um ato em frente ao colégio Panorama no dia 30/08 (quarta) às 7h, contra a censura do governo paranaense. Diante da revolta, o governo voltou ao colégio para prometer as reformas cobradas. Mas o ato está mantido com ampla adesão e divulgação inclusive de grêmios de outras escolas do município.

Como diz uma estudante do Panorama que preferiu o anonimato em uma matéria na televisao: “a gente vive numa democracia, que é pra ser livre e igual pra todo mundo, mas como vamos competir com um colégio com infraestrutura perfeita se a gente nem tem como se esconder da chuva?”.

Estudantes de vários colégios reunidos no grupo Revoga Sarandi @revoga_sdi, que já promoveram atos pela Revogação do Novo Ensino Médio e foram os primeiros a convocar o ato do dia 30, postaram no Instagram: “vamos mostrar a esse governo que somos fortes e somos muitos, temos total direito de uma ótima estrutura e à liberdade de expressão, NÃO À CENSURA!”

O governador paranaense Ratinho Júnior, apoiador de Bolsonaro, também promove a maior esforço de militarização de escolas no país, chegando a 194 unidades no estado. Após o governo Lula revogar o programa nacional de apoio às escolas cívico-militares, a Secretaria de Educação do Estado do Paraná anunciou que vai migrar para a rede estadual os 12 colégios que perderam o financiamento federal. Ratinho Júnior também promove terceirizações e privatizações de colégio estaduais e apoia projetos como o do “homeschooling”.

É contra essas atitudes e descasos do governo paranense, e pela Revogação do Novo Ensino Médio, que o grupo Revoga se mobiliza e agora faz uma arrecadação independente para enviar representantes ao Encontro Nacional da Juventude Revolução do PT. Nesse Encontro, que acontece do dia 13 a 15 de outubro no Rio de Janeiro, os estudantes vão trocar experiências de luta com estudantes de outros estados e voltar à Sarandi com uma orientação política para seguir a luta.

O grupo fez uma vaquinha online para a arrecadação, recebendo contribuições pela chave pix (email) 3930948@vaquinha.com.br, ou pelo link https://www.vakinha.com.br/3930948

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome