Garantia de bolsas e funcionamento do RU na UFJF em tempos de Pandemia.

São 59 mortos e 2.555 infectados pela COVID-19 no Brasil até 25/03, segundo o portal G1. O vírus que se alastra pelo território nacional e leva estados e municípios a aderirem planos emergenciais de prevenção é motivo de piada para o governo federal. Bolsonaro em rede nacional, incentivou as pessoas a quebrar a quarentena, além de denominar o vírus que coloca o mundo todo em alerta de “gripezinha”. Na contra mão do que o povo precisa, Bolsonaro tentou empurrar goela à baixo a MP 927, quis suspender contrato de trabalho por 4 meses, fazendo o trabalhador sair com uma mão na frente e outra atrás.

Em meio a este cenário as universidades publicas são obrigadas a suspender suas atividades, afim de evitar aglomerações e, consequentemente, a propagação da COVID-19. Neste momento, aos estudantes se deparam com uma série de problemas, como a Assistência Estudantil. Bolsas, Restaurantes Universitários, Moradias são ameaçadas em todo Brasil, o que exige de nós organização para garantir as condições necessárias para que os estudantes possam passar por este momento conturbado.

Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o DCE conseguiu garantir a permanência das Bolsas de Iniciação Cientifica (IC), Treinamento Profissional (TP) e as destinadas a Assistência Estudantil, organizadas pela PROAE. Além das bolsas, foi garantido alimentação para os alunos do Campus de Governador Valadares e para os alunos da Moradia Estudantil no Campus Juiz de Fora. O debate se deu no Conselho Superior (CONSU) do dia 17 e 18/03, onde a JRdoPT esteve presente apoiando o DCE. No quadro do CONSU ainda foi garantido via resolução Nº10/2020, o impedimento da substituição das atividades relativas a disciplinas presenciais para plataformas de ensino a distância, garantindo assim a qualidade de ensino e o acesso democrático a todos, visto que uma parcela dos estudantes não tem acesso regular a internet.

Ações como essa servem para mostrar como a juventude se defender nessa situação, como fez o DCE da UFJF que ocupou o Conselho Superior da universidade com as pautas dos estudantes, as condições para que os alunos da UFJF possam permanecer em casa de forma digna foram garantidas. Com as bolsas e a Alimentação garantidas a quarentena dos alunos se viabiliza. Mais que nunca, em momentos de dificuldade, é a hora de fortalecer as entidades estudantis, como os CA’s, DA’s, DCE’s e a UNE, para que a partir delas as reivindicações dos estudantes possam ser levadas a diante. E mais, para que a partir delas possa sair a faísca do movimento para por fim no governo Bolsonaro, inimigo da educação e do povo brasileiro.

Yuri Vieira do Vale, militante da JRdoPT em Juiz de Fora/MG

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome