O ensino privado na maioria das faculdades do Brasil está com um método de ensino EAD, por causa da pandemia causada pelo corona vírus. As faculdades criaram plataformas onlines para que seus alunos tenham um acesso com o professor. Até ai tudo bem. Se a plataforma fosse usada para atividades complementares, mas não é! Todos sabemos que o ensino a distância não tem a mesma qualidade do presencial, e que, também, nem todos os estudantes tem acesso a internet ou, quando tem, em alguns casos, o acesso é limitado, varia de pessoa para pessoa. Então, como que a UGB nos exige provas? Trabalhos? Diz que validará o semestre? Vários ficam prejudicados!
As faculdades privadas, sabendo das condições precárias de grande parte dos seus alunos que às vezes precisam ter jornadas duplas ou até triplicadas para pagar seus estudos, com a situação atual do nosso mundo, muitos já perderam emprego, autônomos não estão tendo uma renda mensal para se manter matriculado nas instituições e mesmo assim, as faculda-des não reduziram o valor das mensalidade! Só estão visando o lucro. Só isso que está inte-ressando a eles.
Com a pandemia, os alunos não estão indo para faculdade, o valor que não se alterou em nada, tem sido bem mais lucrativo porque as instituições reduziram gastos básicos como água, Luz, material de limpeza e higiene entre outros. Os primeiros dois meses, “eles riram atoa”, porem, como eu já citei, o numero de alunos que estão desistindo ou adiando um sonho está crescendo cada vez mais. As Faculdades aqui em volta redonda, cidade na qual eu moro, vendo tudo isso, estão com um plano para voltar as aulas em junho de 2020, sen-do que o numero de mortes e infectados, não só em volta redonda, e sim no Brasil todo, não para de crescer, mas para eles, não importa a vida de uma pessoa! Tudo o que importa é dinheiro e o lucro. Não estão, nem um pouco, interessados na segurança e saúde dos seus alunos, como muito menos reduzir as mensalidades e nos ajudar em um momento de crise tão grande. Tudo o que os interessa é o lucro!
Gabriel Cardoso – Estudante de História, UGB, militante do núcleo bairro (Belmonte) de Volta Redonda, RJ
(ajude-nos na luta! Assine e divulga o abaixo pela redução da mensalidade – clique aqui )