Resolução da Plenária Nacional da JRdoPT de 2022

Veja abaixo a Resolução da Plenária Nacional da JRdoPT de 2022, fruto da discussão com jovens de vários estados do país que se reuniram em São Paulo no dia 2 de julho. Ao final de página você também pode baixar a resolução em dois formatos, um em A4 e outro em formato de panfleto frente-verso para imprimir e utilizar para discutir nos núcleos!


“POR UM FUTURO DIGNO EU NÃO PARO DE LUTAR! PELA CONSTITUINTE EU QUERO LULA LÁ!”

Resolução da PNJR 2022

          A única luta que se perde é aquela que se abandona!

          Por toda parte encontramos jovens procurando uma saída para o caos que estamos vivendo. “Buscando um bico pra catar um troco, comer um lanche e tentar estudar pra ter futuro”. Nossa perspectiva de futuro nesse sistema capitalista é miserável, nos colocam na beira do abismo. Mas frente a toda essa crise existe resistência, e é nisso que apostamos todas as nossas fichas. Queremos viver e ter futuro. Tá certo Don L! Nunca abandonaremos a luta. Para recuperar nosso futuro precisamos reconstruir e transformar o país que Bolsonaro e os generais destruíram.

          Constituinte com Lula neles!

          Num país onde tá tudo caro, a juventude é empurrada a lutar ainda mais por seus direitos. Nós queremos educação presencial de qualidade, passe livre e bolsa estudantil, empregos com direitos e salário digno. Exigimos acesso a cultura, esporte e lazer nos bairros. Mas para os poderosos o nosso sinal é fechado. Governo passa a tesoura na verba da educação e vem à tona a roubalheira no MEC, instiga a violência da PM assassina contra jovens negros, alimenta a precarização do trabalho. O Congresso Nacional é cúmplice! Foi ele que aprovou o Teto de Gastos (EC95) e a Reforma Trabalhista. Foi num conluio “com o supremo, com tudo” que deram o golpe e elegeram Bolsonaro.

          A verdade é que o país nunca foi nosso! 200 anos de instituições servindo o capital, vendendo nossas vidas em nome do lucro. Não à toa as pesquisas mostram a desconfiança no Congresso, na Justiça, nos militares e até nos partidos. As forças armadas tutelam o Estado, Câmara e Senado são um balcão de negócios, a Justiça que prendeu Lula injustamente… Com esses não dá mais! Para reconstruir e transformar o país, o primeiro ponto é consultar o povo através da inédita Assembleia Constituinte Soberana – um novo poder capaz de desfazer todas as medidas de Temer/Bolsonaro como a reforma do ensino médio e Teto de Gastos, e avançar em reformas como a militar e no judiciário, e em pautas históricas como a desmilitarização da PM. Aí abriremos o caminho pra um futuro com emprego e educação para toda a juventude e nosso povo.

          Para isso precisamos de um novo governo! Com a chegada das eleições, milhares de jovens correram pra tirar o título, o que mostra uma vontade de mudança. A única candidatura capaz de deter o genocida é Lula, e o PT é o partido favorito. Mas os inimigos não vão sentar e “assistir o homem trabalhar”, e eles continuam dominando as instituições! Tem que varrer esse entulho: Constituinte Soberana com Lula presidente para reconstruir e transformar o país! Nessa luta precisamos de aliados, mas não aqueles que vem com o preço de rebaixar nossa pauta – como aconteceu na questão Alkmin e a reforma trabalhista!

          Firmar um bonde de milhares!

          A chave pra virar o jogo está nas ruas. Nosso bonde é na escola com os que querem educação presencial de qualidade, com os jovens negros que querem o fim do seu genocídio, nas pistas de skate e batalhas de rima com os que querem cultura, esporte e lazer onde só tem drogas e violência. Vamos ajudar na resistência dos jovens em cada oportunidade que se abrir. E na efervescência rumo às eleições organizar a campanha ‘Constituinte com Lula’ lado a lado com as candidaturas petistas comprometidas com essa pauta. Em frente porque a luta não pode parar. Vem com a gente porque a juventude é a chama da Revolução!


Baixe aqui a Resolução da PNJR 2022 em formato panfleto frente-verso para utilizar nos núcleos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome