
Na terça, dia 25, a Juventude Revolução do PT realizou uma roda de conversa sobre a revogação no Novo Ensino Médio com os alunos do Instituto Estadual de Educação Professor Manuel Marinho, em Volta Redonda/RJ.
A conversa pautou os problemas nesse novo modelo para o ensino, bem como as questões sociais que isso implica, como as aulas integrais que excluem alunos que precisam trabalhar, a evasão escolar crescente e a dificuldade de acesso ao ensino superior.
Os 13 estudantes presentes puderam falar sobre a situação específica da escola e de como isso afeta sua educação. “Achei muito bacana essa troca que a gente teve, até mesmo porque a gente que é do Manuel Marinho às vezes não tem essa conversa entre si”, relatou a aluna Sara.
Também foi discutida a suspensão, que é uma pequena vitória do movimento, e as consultas que irão ocorrer para tratar dos pontos da NEM. Além disso, foi consenso que esse momento, governo Lula, é propício para exigir melhorias na educação e a revogação dessa reforma que só agrada as grandes empresas de educação e os governos estaduais descomprometidos com a educação.
Continuamos na luta na cidade e no estado, travando o combate pela revogação do Novo Ensino Médio. Junte-se a nós! #RevogaNEM
Raíssa Lira – Militante da Juventude Revolução do PT de Volta Redonda/RJ