Neste dia 31 de maio faz 31 anos da morte do militante comunista CLR James, mais conhecido no Brasil por conta de seu livro Os Jacobinos Negros, onde conta a história da revolução haitiana em que os escravizados de São Domingos se autolibertaram da escravidão, episódio inédito na história humana.

Nós da Juventude Revolução publicamos em 2009 o texto Karl Marx e a Comuna de Paris de autoria deste militante internacionalista, o reeditaremos e o publicaremos para que como ele, possamos absorver da teoria e experiência revolucionária o necessário para construir o caminho em direção ao socialismo, contra o imperialismo e o racismo, assunto este que James deu especial atenção.

“O único lugar onde os negros não se rebelaram é nos livros de historiadores capitalistas, é o que nos diz CLR James, o que as fortes manifestações em Mineapolis por conta da morte de Geroge Floyd vem para ser a prova real. E é por isso que decidimos fazer chegar a conhecimento de nossa juventude o texto A Revolução e o Negro, publicado em 1939 na revista New Internacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome