Atos dos estudantes no 9J mostram disposição para luta!

Na última quinta-feira, 09/06, foram realizadas manifestações em todo Brasil contra os cortes de verba na educação que chegavam ao valor de 3,6 bilhões efetuados pelo governo Bolsonaro que afetaram diretamente as instituições de ensino federal, como universidades e IFs. A justificativa para tal ataque foi o de cumprir o teto de gastos (EC 95), isso na mesma semana em que tentaram aprovar no Congresso Nacional a cobrança de mensalidade nas universidades federais (PEC 206/19).

IFB Campus Gama (DF) vota em unanimidade por paralisação e manifestação em 9J

A UBES definiu o 9J como dia nacional de luta, mas foram os grêmios e as assembleias estudantis que puxaram o bonde pra ir às ruas, como no IFB Campus Gama (DF) que votou por unanimidade paralisar e ir às ruas no dia 9, por entenderem que principalmente os IFs são os mais afetados pelos cortes.

Num ano eleitoral onde greves e paralisações ocorrem pois os ataques não param de vir, este 9J mostra que há disposição entre os estudantes para derrotar o quanto antes o governo inimigo da educação. 

Cuiabá-MT

Em Rondonópolis, no Mato Grosso, foi feito panfletagem, venda de bottons e rifas. Uma faixa segurada por estudantes da UFR e IF, dialogava com o sentimento dos jovens: “Recomposição do orçamento da educação! Revogação da EC 95! Constituinte com Lula!” Na capital do estado, Cuiabá, com 500 manifestantes também se exigiu a recomposição das verbas da educação.

Em Juiz de Fora-MG,  com ato no centro da cidade, o destaque se deu para os estudantes secundaristas do IF, que caminharam da escola até o local do ato, onde diversos jovens fizeram falas denunciando problemas locais, o que se somou com a fala de estudantes de outras escolas. Somado à coluna da UFJF, 1.200 jovens se manifestaram exigindo a devolução das verbas cortadas, a revogação do teto de gastos, o que enfatiza necessidade de uma Constituinte com Lula, o que foi cantado diversas vezes pelos manifestantes

Na capital do Paraná, Curitiba, o ato reuniu em torno de 2 mil pessoas que, mesmo com chuva, andou 8 quarteirões com diversas organizações de juventude, muitos universitários e secundaristas com disposição de derrubar a política nefasta de Bolsonaro e seus generais.

Em Brasília, no Distrito Federal, o ato com 1.000 pessoas na esplanada teve faixa do Grêmio do IFB Gama que com  “Não aos cortes/ Revoga EC 95”. E somado aos estudantes da UNB “a certeza era de que a  força dos estudantes vai ajudar a reconstruir e transformar o país. 2022 é Constituinte Soberana com Lula Presidente porque a juventude quer um futuro digno!”, diz a descrição no instagram da JR do DF

Em Belém, no Pará, a JRdoPT ajudou a conduzir o bloco dos estudantes de pedagogia da UFPA ao ato que ocorreu. A descrição no instagram da @jrdopt.pa diz que “estivemos nas ruas em defesa da educação, contra os cortes nas federais e por uma constituinte com @lulaoficial” e que “agora mais do que nunca, é preciso se organizar e revidar” pois  é necessário “dialogar com cada jovem e trabalhador, precisamos derrubar o Bolsonaro”.

Belém-PA

Já em Cruz das Almas, Bahia, o ato que andou pelas ruas até o campus da UFRB e  teve a presença da Assufba, centrais sindicais, como CUT e CTB, e forte presença dos estudantes, numa grande faixa diziam “Tira a mão da Federal/ Contra os cortes na educação”. A JRdoPT foi a única organização de juventude presente na atividade e pode dialogar com o sentimento de mudança dos jovens, o que o cartaz “Não vai ter corte, vai ter Lula” expressava.

Não vamos esperar sentados enquanto vemos a educação sendo destruída com as verbas cortadas diminuindo bolsas e aumentando a evasão escolar. Não dá pra esperar enquanto vemos a juventude sofrendo com o desemprego, fome e violência das polícias.

Por isso a Juventude Revolução do PT convida você a estar conosco no dia 02 de julho em São Paulo em nossa Plenária Nacional por Constituinte com Lula, discutindo como vamos reconstruir e transformar o país, passando a borracha nos tantos ataques de Temer e Bolsonaro e fazendo as mudanças necessárias que precisamos para termos um verdadeiro futuro para a juventude.

Veja abaixo as públicações nos instagrans de alguns estados:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome